Controle financeiro em Clínicas Médicas: como fica o segundo semestre de 2020?

A sua Clinica Médica está preparada financeiramente para os próximos dias? A pandemia do coronavírus foi inesperada e exigiu uma série de medidas e readaptação. Se você quer gerenciar de forma inteligente, o controle financeiro é essencial neste momento. 

Sabe por quê? É a partir deste controle financeiro que a sua Clínica Médica vai conseguir fazer análises do que já foi feito e tomar decisões mais assertivas para um futuro próximo. Tudo isso diante de um panorama em que todo cuidado é pouco. 

Veja, estas ações podem te ajudar:

Reduziu custos na pandemia?


Se sim ou se não, reveja todas as medidas adotadas pela sua clínica em relação à redução de custos e analise se foram bem tomadas.

A partir de então, monte uma estratégia que não prejudique o nível de atendimento a partir de ferramentas, tecnologias, uso do digital, que saiam mais em conta para o caixa da empresa.

Faça uma comparação financeira antes e depois do início pandemia

Responda às seguintes perguntas:

  1. Quanto era o gasto mensal antes do início da pandemia?
  2. Quanto é agora?
  3. Quanto você recebia antes?
  4. Quanto recebe agora?

Isso vai ajudar nos próximos itens.

Tenha um bom planejamento financeiro mensal

Com certeza, desde a criação da sua Clínica Médica, foram estabelecidas algumas metas que impulsionam a sua empresa a crescer. O que é ótimo! Uma ação importantíssima para inovar e manter o caminho da evolução.

O que muitas pessoas esquecem é que alinhar o financeiro à estas expectativas é a chave do sucesso.

Com o planejamento financeiro, a projeção dos seus passos para superar desafios e dificuldades ao longo dos meses é fundamental para o alcance da segurança financeira.

A autoconsciência e mensuração do seu financeiro traz uma visão futura mais embasada, dando segurança a qualquer dinâmica do seu negócio.

Então, faça um planejamento mensal. Para isso, utilize os dados das suas respostas no item anterior.

Acompanhe o fluxo de caixa

Ao longo dos dias na sua Clínica Médica, são realizadas transações financeiras, tanto recebimentos quanto investimentos, pagamento de contas e funcionários.

Devido a esta grande quantidade de processos, fazer um rigoroso controle do fluxo de caixa não te ajuda só a saber se terá dinheiro no final do mês. Ajuda também no próprio planejamento financeiro, e na definição dos próximos investimentos e redução de gastos.

E, como monitorar todo esse fluxo? Tenha sempre uma planilha estruturada.

As informações primordiais deste relatório envolvem números do dia a dia do seu negócio, como:

  • Saldo Anterior (valor em caixa no dia anterior);
  • Saldo do dia (total em caixa no dia);
  • Saldo Atual (soma do saldo anterior com o saldo do dia);
  • Descrição (descrição da movimentação de entrada ou saída);
  • Receita (valor das entradas); Despesa (valor das saídas);
  • Movimento (Total de entrada/saída de cada movimentação).

Quando sua equipe mantém essas informações atualizadas, é possível realizar o controle de um fluxo de caixa mais preciso.

Continue não misturando contas pessoais com as da Clínica

É simples!

O maior problema de misturar suas contas pessoais com as das Clínica é perder o controle, dificultando, assim, a visualização da sua real situação financeira.

Como já citamos, tudo fica mais difícil quando não há como mensurar as despesas e receitas. Ainda mais nesta situação econômica complicada de 2020.

Não se esqueça do compliance

A pandemia trouxe à tona discussões sobre boas práticas e responsabilidades sociais. E, é mais que oportuno dar continuidade neste momento às práticas e difusão dos seus valores na sua Clínica Médica.

Mas, com a alta demanda administrativa somada às novas medidas tributárias e trabalhistas, realidade de trabalho e atendimentos, o mal entendimento das regras pode resultar em irregularidades.

Não deixe isso acontecer. Procure uma contabilidade especializada na área da saúde para evitar este tipo de problema e fazer uma segura revisão da matriz de riscos relacionados à prática de ilícitos indesejados.

Para te ajudar, conte com uma contabilidade especializada na área da saúde

Mesmo colocando em prática todas estas estratégias e utilizando processos automatizados, seu controle pode não estar tendo a devida atenção, já que se trata de um processo repleto de detalhes e especificidades típicas do setor.

O que realmente otimiza a sua gestão financeira é associar estas dicas com a ajuda de profissionais que entendam profundamente do assunto, dominem os processos tributários e trabalhistas, sistemas de controle e têm experiência neste segmento.

Depois de saber mais sobre gestão financeira para clínicas médicas, que tal dar uma olhada em Coronavírus, empregadores e empregados: o que mudou com a nova Medida Provisória.