4 motivos para investir em contabilidade especializada em saúde

Muitos médicos e profissionais da saúde ainda negligenciam seu controle financeiro. Seja por falta de conhecimento, falta de tempo ou falta de vontade, muitos acabam deixando o controle das finanças para depois, sem imaginar o quanto esse hábito pode ser prejudicial a longo prazo.

Fazendo uma analogia com o corpo humano, a área contábil pode ser considerada o coração da atividade profissional de pessoas físicas e jurídicas. Se o coração não vai bem, o resto do corpo também sente, podendo levar a problemas mais sérios e em efeito cascata.

Só quando se tem a certeza de que a contabilidade está sendo feita corretamente, dentro dos prazos devidos, considerando todos os aspectos legais e analisando minucias tributárias e trabalhistas que evitam perdas, é possível tomar decisões estratégicas e assertivas, evitando surpresas desagradáveis e preservando a saúde financeira.

Nesse sentido, investir em contabilidade especializada é o melhor caminho para quem quer trabalhar sem ter que se preocupar com detalhes contábeis que precisam de tanta atenção. Veja por que:

1) Mantém os registros controlados e organizados

Na correria do dia a dia, muita coisa passa sem receber a devida atenção. Emissão de notas, lançamento de receitas e despesas, acompanhamento das questões trabalhistas… chega uma hora que todas essas pequenas coisas se acumulam e, além de dar um trabalho enorme para recuperá-las, pode acabar ficando alguma coisa para trás, trazendo problemas futuros perante os órgãos fiscais.

Quando se tem uma contabilidade especializada, todo esse controle é feito em tempo real, com a supervisão que permite o acompanhamento devido de cada situação. Assim, os pontos que exigem atenção são observados a tempo, evitando perdas financeiras.

E quando chega a hora de prestar contas, está tudo à mão, fácil de compilado e apresentado, com segurança e responsabilidade.

2) Dá a tranquilidade de sempre estar em dia com o Fisco

Quando o controle contábil é feito corretamente, os impostos são calculados e pagos dentro dos prazos devidos, evitando problemas com o Fisco. Assim, você se livra de surpresas desagradáveis, tão comuns entre os profissionais da saúde.

Quem nunca soube de algum colega que teve que desembolsar uma fortuna para o governo por erros contábeis do passado? Ou de alguém que pagou mais do que devia ou deixou de receber restituições por inconsistência de informações?

Com uma contabilidade especializada em médicos e profissionais da saúde, a possibilidade disso acontecer é remota, uma vez que existem profissionais dedicados exclusivamente em cuidar desse tipo de situação.

E, nós sabemos, quem trabalha cuidando da saúde dos outros nem sempre consegue garantir a própria saúde financeira. é a tranquilidade que o profissional precisa para continuar trabalhando bem, se dedicando, exclusivamente, a cuidar da saúde das pessoas.

3) Permite planejar o futuro

Com as contas em ordem, é possível saber a hora exata de fazer investimentos e mudanças que permitirão o crescimento sustentável do negócio. Só quando se conhece muito bem a saúde financeira da empresa é que se tem a segurança suficiente para dar passos que envolvem a contratação e qualificação de mais pessoas, a compra de equipamentos que modernizarão os atendimentos, entre outros aspectos importantes para dar mais competitividade dentro da sua área de atuação.

Com acompanhamento constante, é possível avaliar os resultados e corrigir eventuais falhas para permitir o crescimento sustentável do negócio. Em quanto tempo os investimentos darão o retorno esperado? De quanto foi o aumento na receita? O que pode ser feito para potencializar esses resultados? Essas são questões que um bom acompanhamento contábil é capaz de responder.

4) Neutraliza os imprevistos

Não existe negócio, em nenhuma área de atuação, que esteja livre de imprevistos. É um equipamento que quebra, uma reforma de emergência, um acerto trabalhista, uma queda na receita, tanta coisa pode acontecer…

Quando se tem o devido acompanhamento contábil, o profissional da saúde pode se organizar para fazer uma reserva financeira mensal, específica para esse fim. Além, é claro, de contar com uma consultoria especializada para ajudar a tomar decisões estratégicas que neutralizem esses imprevistos antes que eles prejudiquem a sua saúde financeira.

Assim, não é preciso desfazer de patrimônio pessoal para solucionar determinados problemas.

Por isso, não espere mais. Para ter a tranquilidade necessária para cuidar da saúde das pessoas, você precisa estar livre de preocupação com a sua saúde financeira. E é isso que fazemos na Previsão.

Entre em contato, será um prazer te ajudar!