
Entenda a diferença entre distribuição de lucros e pró-labore
Dois conceitos que geram bastante confusão em profissionais que não são especialistas em contabilidade são o de “distribuição de lucros” e “pró-labore”. Os dois têm características e vantagens específicas, e entender a diferença entre eles é importante para lidar adequadamente com as contas da empresa, mantendo a saúde financeira e evitando problemas com os órgãos reguladores.
A distribuição de lucros é o resultado para os sócios proprietários pelo dinheiro investido na empresa ou pela prestação dos serviços, de acordo com o que prevê o instrumento contratual. Trata-se do lucro líquido, ou seja, tudo aquilo que sobrou depois de retiradas as despesas. A distribuição de lucros é isenta de tributação no Imposto de Renda da Pessoa Física, já que os valores já foram tributados no Imposto de Renda da empresa.
Já o pró-labore é a remuneração do(s) sócio(s) pelos serviços prestados como administrador da empresa e/ou sócio quotista que preste serviço através da empresa. É como se fosse o salário, que deve ser fixo e estabelecido pelo contrato social da empresa. É no pró-labore que recai o INSS e o Imposto de Renda, quando ele ultrapassa o faixa de isenção e o imposto deve ser retido na fonte. O valor mínimo a ser retirado é de um salário mínimo.
A vantagem da contribuição do INSS no pró-labore é que o sócio-proprietário estará assegurado nos casos de auxílio-doença, acidente de trabalho e outros benefícios previstos pelo Instituto Nacional de Segurança Social.
Portanto, na hora de fazer as retiradas financeiras da empresa, tenha bem claro o que é pró-labore e distribuição de lucros. E se não quiser se preocupar com todos esses detalhes, conte com a ajuda de uma consultoria contábil especializada. A Previsão é uma delas e está à sua disposição!

Pela primeira vez, tivemos o prazo para entrega do Imposto de Renda prorrogado devido à pandemia do coronavírus e, mesmo assim, muitas pessoas deixaram para ficar em dia com as exigências do Governo Federal no finalzinho da data estabelecida para 2020. Afinal, quem nunca deixou para fazer a Declaração do Imposto de Renda na última […]

O Livro Caixa é um documento de registro das entradas e saídas financeiras da sua Clínica Médica ou Consultório, que deve ser feito mensalmente e em ordem cronológica. Desta forma, ele facilita e assegura uma apuração mais assertiva na hora de fazer a Declaração do Imposto sobre a Renda, já que diversos valores informados nele […]

Veja como analisar e tomar decisões assertivas diante do panorama de crise financeira causada pela pandemia do coronavírus.

Entenda qual é o papel da contabilidade médica para restabelecimento da segurança financeira ainda em 2020.

Desde abril desse ano, o Governo Federal tem anunciado uma série de medidas para conter os impactos sociais e econômicos causados pelo novo Coronavírus. Diante disso, o Ministério da Economia adotou algumas medidas emergências para minimizar os prejuízos econômicos e aliviar o fluxo de caixa das empresas pelos próximos três meses. Entre elas, destacam-se: 1. […]

Ela foi instaurada com o intuito de flexibilizar as normas trabalhistas para preservação do emprego e da renda. Além de facilitar o enfrentamento desta situação tão delicada. A referida MP permite que, enquanto durar o estado de calamidade pública, sejam elaborados acordos individuais escritos, diretamente com o empregado, para adequar a relação de trabalho, respeitando […]